O primeiro sorteio dos jurados que deverão participar do júri do caso Kiss foi realizado na tarde desta quarta-feira (03/11). O sorteio aconteceu na sala de audiências do 2º Juizado da 1ª Vara do Júri da Capital, no Foro Central I. Foi conduzido pelo Juiz de Direito Orlando Faccini Neto, que presidirá o Tribunal do Júri, e acompanhado por representantes das partes (Ministério Público e réus) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS). Apenas a defesa do réu Mauro Londero Hoffmann não compareceu.
Foram sorteados 150 nomes para compor a lista prévia. Haverá ainda a realização de mais dois sorteios suplementares, nos dias 17/11 e 24/11, ambos às 15 horas, no mesmo local. O objetivo é garantir que no dia do julgamento haja quórum suficiente para compor o Conselho de Sentença, integrado por sete jurados.
Os sorteados serão intimados para se manifestar se poderão participar do júri. Em caso negativo, terão que justificar o motivo do pedido de dispensa.
O dia do júri
No dia do julgamento, marcado para ter início em 1°/12, os sorteados deverão comparecer ao Foro Central I. Dessa lista, serão escolhidos por meio de sorteio 25 nomes, dentre os quais, sete serão indicados para integrar o Conselho de Sentença do Tribunal do Júri.
Os jurados são os representantes da sociedade que decidem sobre o caso em análise. O voto é secreto e a sua decisão é soberana.