O auxílio inclusão já é uma possibilidade para contemplados do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), que ingressarem no mercado de trabalho. Os pagamentos no valor de R$ 550, serão intermediados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), todavia, não será exigido contribuições previdenciárias para integrar o novo auxílio.
Como funciona o auxílio inclusão
O BPC/Loas é concedido no valor de um salário mínimo, a partir do momento que o beneficiário ingressar em um emprego de carteira assinada, ele passará a incluir o Auxílio Inclusão, assim recebendo metade do valor pago no BPC, ou seja, R$ 550 com base no piso de 2021.
Vale enfatizar que ao ser integrado no Auxílio Inclusão, o beneficiário não fará mais parte do BPC. No entanto, não há motivo para alarde, uma vez que, caso ele perca o emprego, o retorno ao BPC será de maneira automática.
Quem tem direito ao benefício
Assim como é em outros benefícios do governo, para receber o auxílio inclusão é necessário que o solicitante se enquadre em algumas regras para receber. Confira quais são:
- Ser beneficiário do BPC/Loas; OU
- Ter recebido ao menos uma parcela do BPC nos últimos cinco anos ou ter tido o benefício suspenso em decorrência do Auxílio Inclusão;
- Possuir remuneração mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.200);
- Estar com o CPF em situação regular, ou seja, sem restrições;
- Comprovar deficiência de grau moderado ou grave;
- Possuir cadastro devidamente atualizado no Cadúnico;
Para realizar a inscrição ou atualizar os dados informados no Cadúnico, é preciso se dirigir à alguma unidade do Centro de Referência de Assistência Social, mais conhecido pela sigla CRAS.
Como solicitar o auxílio inclusão?
Para solicitar o auxílio inclusão é preciso entrar em contato com o INSS. Isto pode ser realizado através dos seguintes canais:
- Pela Central de Atendimento do órgão, ligando no número 135; OU
- Através da plataforma Meu INSS.
Confira como este processo é realizado via internet, ou seja, sem necessidade de sair de casa, bastando ter em mãos o CPF, além do cadastro atualizado no Cadúnico.
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
- Vá em “Novo Pedido”;
- Digite na barra de pesquisa o nome do referido benefício (auxílio-inclusão);
- Clique no nome do benefício disponibilizado na lista;
- Leia os termos, informe os seus dados e clique em “avançar”.
Conforme o Ministério da Economia, ainda não há um prazo exato de para resposta do pedido, todavia, no caso do auxílio inclusão não é necessário passar por perícia médica, pois o procedimento já foi realizado na concessão do BPC.
Informações Jornal Contábil