Mesmo com aprovação da Câmara, memorial para vítimas da Covid-19 não deve ser concretizado
Aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Veranópolis, a indicação que propunha construir junto a Praça da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, um “MEMORIAL”, com o nome de todas as pessoas que faleceram em Veranópolis, em vista da pandemia da Covid-19, não deve ser efetivada.
O projeto, que é de autoria dos nove vereadores, mesmo com encaminhamento positivo dos edis ao executivo, é bastante delicado e requer análise do poder.
Em conversa com a reportagem da Studio, o Secretário de Governo de Veranópolis, Eliézer Dalla Costa, expôs que não se vê a necessidade de criar um memorial para as vítimas neste momento, por parte do município – ou pelo menos não no local indicado – uma vez que o poder público realizou todas as ações e tomou todas as providências possíveis para evitar o agravamento da pandemia.
“Os óbitos foram tristes consequências desse período, mas a situação foi administrada dentro das possibilidades, então, não pensamos em colocar em prática, ou se quiséssemos, teria que ser feito um estudo mais aprofundado dentro dessa questão”, comenta. A decisão não tem prazo para ser tomada.
O presidente da Câmara de Vereadores de Veranópolis, Cristiano Valduga Dal Pai, revelou que o poder executivo não entrou em contato com os edis, após o encaminhamento da proposta e que, talvez, a partir de uma conversa entre as duas partes, a simples explicação do projeto poderia mudar o ponto de vista da execução do mesmo.
Segundo ele, o plano era que uma placa em um mármore fosse instalada junto à praça da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, onde constasse o nome dos veranenses vítimas da Covid-19. A execução não teria um custo alto para o município.
Na justificativa da proposta, os nove vereadores salientam:
“Aprender com o passado, respeitar e valorizar o presente, garantir o futuro externando nossas emoções, é a mensagem que a Câmara Municipal de Vereadores quer deixar a toda a população de Veranópolis, pois o referido Memorial será um local de respeito e permanente homenagem a todos que nos deixaram de uma forma prematura, servindo para todas as gerações o alerta, precisamos sim constantemente pensar no próximo.”