Chegou ao fim neste domingo, 17 de outubro, a 17ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata. Ao longo de três dias, assistimos às apresentações virtuais de 18 grupos de todo mundo, que competiram em diversas categorias. Veja a seguir quem levou os prêmios pra casa:
O grupo Azerbaijan State Academic Dance Ensemble, do Azerbaijão, foi eleito o vencedor do FIDAF Brazil World Championship, através da avaliação de um júri especializado de seis países.
O preferido do público foi o Leyte Kalipayan Dance Company, das Filipinas, com maior pontuação na votação popular feita através do site do Festival. O segundo lugar entre os 18 competidores ficou com Beijing Dance Academy, da China, e o terceiro, com o Baletul Național JOC, da Moldávia.
A melhor Coreografia ficou com Duna Art Ensemble, da Hungria. A melhor música na opinião dos jurados veio da Moldávia, com o grupo Baletul Național JOC. Na categoria Figurino destacaram-se os filipinos do Leyte Kalipayan Dance Company.
O Prêmio Especial do Júri teve como destino o México, para o grupo Ballet Folclorico de la Universidad de Guadalajara. A Menção Honrosa foi conquistada pela Eslováquia, para o grupo Pul’s – Poddukélský umelecký l’udový súbor.
A novidade desse ano, o Prêmio Guardiões dos Saberes Ancestrais foi para dois grupos: o da Polinésia Francesa, o Tamariki Poerani, e o de Madagascar, o Benja Gazy.