Segundo a Metsul Meteorologia, chuva excessiva a localmente extrema com fortes temporais deve ser esperada no Rio Grande do Sul em razão da atuação de uma frente quente que começará a se formar sobre o estado gaúcho nesta segunda-feira. Os acumulados de precipitação em alguns municípios podem ficar entre 100% e 200% da média histórica de setembro inteiro em menos de 72 horas e é elevado o risco de inundações, cheias de rios e ainda de tempo severo com granizo de variado tamanho e vendavais.
O que vai acontecer? Ar muito quente avança pelo Nordeste da Argentina e o Paraguai em direção ao Rio Grande do Sul e vai encontrar uma massa de ar mais frio que cobre no momento parte do Estado. Ao avançar sobre o ar mais frio, a massa de ar por demais quente deve organizar uma frente quente. Frentes quentes, neste tipo de situação, costumam trazer chuva torrencial com elevados volumes em curto período, muito granizo (não raro médio a grande), e ainda quantidade enorme de raios.
O ingresso do ar tropical já traz pancadas de chuva isoladas na primeira metade da segunda no interior gaúcho, mas da tarde para a noite se organiza uma linha de instabilidade com chuva e temporais de raios e granizo que se desloca de Noroeste para Sudeste. A instabilidade mais forte pode alcançar a área de Porto Alegre na noite da segunda.
Entre a madrugada e a manhã da terça a frente quente ganha muita força sobre o Rio Grande do Sul com chuva forte a muito intensa em diversas localidades, granizo de variado tamanho, muitos raios e rajadas de vento localmente fortes a intensas. As pancadas de chuva serão torrenciais com altos volumes em curto intervalo em muitas cidades. Haverá pontos com chuva de 30 mm a 50 mm em apenas uma hora e acumulados de 100 mm a 150 mm em menos de seis horas.
O pior cenário de instabilidade é esperado em parte do Oeste e do Centro gaúcho, no Sul e no Leste do Estado, o que inclui Porto Alegre e região metropolitana. Cidades como Livramento, São Gabriel, Pelotas, Camaquã e a região metropolitana podem ter acumulados muito altos de precipitação durante a terça. O Uruguai também terá chuva intensa e temporais em diversos departamentos do país.