Os trabalhadores que procuram por uma renda extra, principalmente durante o período de pandemia, onde a crise econômica tem elevado o preço de todo tipo de produto e serviço, pode contar com uma nova modalidade de saque do FGTS, que está disponível desde o ano passado e se trata do saque-aniversário, onde é possível resgatar anualmente uma parte do saldo depositado nas contas vinculadas ao contrato de trabalho.
De acordo com dados divulgados pela Caixa Econômica Federal, entre abril do ano passado a agosto deste ano, a antecipação do saque-aniversário, foi feita por mais de 7,4 milhões de trabalhadores, a média liberada durante esse período foi de R$ 1.599 por trabalhador.
Antecipação do saque
Ao aderir ao saque-aniversário, os trabalhadores podem optar por antecipar o saque em alguns anos, a possibilidade ocorre através de empréstimos liberados por diversas instituições bancárias. A vantagem é que como esse empréstimo coloca como garantia o próprio FGTS do trabalhador, o risco de inadimplência é praticamente zero, assim, muitos bancos liberam o crédito até mesmo para quem tem nome sujo.
Segundo dados da Caixa, a antecipação do saque-aniversário, possui uma taxa de juros de 1,09% ao mês, para quem não entende muito de juros, essa é uma das menores taxas existentes hoje no mercado quando falamos de crédito pessoal.
A pasta da Economia fez uma simulação para comparar essas taxas com as de outras modalidades de crédito. Os cálculos consideraram um empréstimo no valor de R$ 2.439 pago em parcelas mensais ao longo de três anos.
Bancos que realizam a antecipação do saque-aniversário
Confira quais são os bancos que realizam a antecipação do saque-aniversário do FGTS:
- BMG
- C6 Consignado
- Sicredi
- Daycoval
- Banco do Brasil
- Inbursa
- J. Safra
- Banco Mercantil do Brasil
- Pan
- Caixa Econômica Federa
- Facta Financeira
- Fiducia Sociedade de Crédito
- Itaú Unibanco
- QI Sociedade de Crédito Direto
- UP.P Sociedade de Empréstimo entre Pessoas
Como funciona a antecipação
O processo de antecipação é simples, em primeiro momento o trabalhador deverá aderir à modalidade do saque-aniversário por meio do aplicativo FGTS, disponível para celulares Android e iOS ou ainda pelo site do FGTS. Atenção, ao aderir ao saque-aniversário o trabalhador precisa ficar atento a dois pontos, sendo eles:
- Ao aderir ao saque-aniversário que resgata anualmente parte do saldo do FGTS, o trabalhador perde direito ao saque-rescisão, ou seja, perde direito ao saque caso seja demitido sem justa causa.
- Além disso, ao aderir ao saque-aniversário será necessário aguardar um prazo de 25 meses para voltar ao saque-rescisão.
Entendendo os pontos anteriores, para realizar a antecipação, basta acessar os canais anteriores do FGTS, autorizando os bancos de sua preferência de consultarem seu saldo do FGTS, por fim, basta procurar o banco que você prefere e contratar por lá o empréstimo de antecipação do saque-aniversário.
Com informações do Jornal Contábil.