Veranópolis lança programa de análise de solo e de tecido vegetal (foliar)

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Veranópolis, em parceria com o escritório municipal da EMATER/RS Ascar, está lançando um programa para contribuir com a produtividade dos agricultores veranenses. O programa de análise de solo e de tecido vegetal (foliar) estará disponível a partir da próxima segunda-feira, 23 de agosto, com o subsídio de 50% do valor pelo Poder Público, restando os outros 50% responsabilidade do produtor.

A análise de solo é o principal instrumento para o diagnóstico da fertilidade do solo, permitindo a recomendação das quantidades de adubos e calcário necessárias para obter rendimentos elevados das culturas. A recomendação das quantidades corretas a serem adicionadas ao solo depende da adoção de procedimentos adequados de coleta de amostras de solo, de forma que estas sejam representativas da área a ser cultivada. Já a análise foliar tem o papel de verificar quais nutrientes estão em falta ou em excesso nas plantas, tendo como base padrões pré-estabelecidos. Permite ainda, distinguir sintomas provocados por agentes patogênicos, daqueles provocados por nutrição inadequada.

A análise de solo terá um custo de R$ 17,50 ao produtor e a análise foliar de R$ 25,00. Todas as amostras serão coletadas pela EMATER. Maiores informações com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, pelo fone (54) 3441-1477, ramal 2008, ou com o escritório da Emater pelo fone (54) 3441-1162.

Informações da assessoria de imprensa de Veranópolis

Sair da versão mobile