Segundo a Rádio Aurora de Guaporé, o medo havia tomado conta de parte dos moradores do bairro Planalto, na região da Capela Nossa Senhora Aparecida, em Guaporé. Isso porque, uma série de ações delituosas, provocadas por integrantes de uma associação criminosa, estavam acontecendo. Além da comercialização de entorpecentes, o bando ameaçava proprietários de imóveis e, por vezes, conseguia invadi-los. Tomados, os locais serviam de pontos de tráfico e esconderijo de armas, drogas e outros ilícitos. Foi assim na invasão de uma residência na rua Montauri e na tentativa de outra na rua Thales Antônio Fillipon.
Após intenso trabalho de investigação, agentes da Delegacia de Polícia Civil (DP), comandados pelo delegado Tiago Lopes de Albuquerque, cumpriram no final da manhã da segunda-feira, dia 2 de agosto, dois mandados de prisão preventiva em uma residência na rua Lino Nino Goron, bairro Planalto. No local, dois homens, de 18 e 27 anos, foram presos pela participação na tomada dos imóveis pelo grupo. O imóvel onde foram localizados, conforme os policiais, havia sido invadido pelos criminosos.
Após receberem voz de prisão, os dois criminosos foram conduzidos à DP para os procedimentos legais. Após a conclusão dos trabalhos, ambos foram encaminhados para o Penitenciária Estadual de Caxias do Sul (Presídio do Apanhador). Outros dois, que participaram das ações de invasão, seja como mandante ou contribuindo “in loco”, foram comunicados dos mandados no sistema prisional gaúcho onde cumprem penas. Um deles, de 40 anos, é o chefe da associação criminosa e está recolhido na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC), em Charqueadas. O outro, 18 anos e natural de Taquara, havia sido preso pelos policiais em ação de combate ao tráfico de drogas há três semanas.
Com informações de Eduardo Cover Godinho da Rádio Aurora de Guaporé.