A iluminação pública de Nova Prata foi renovada por meio do Programa de Eficiência Energética da RGE. A empresa investiu um total de R$ 1,017 milhão na substituição de 845 lâmpadas de vapor de sódio por unidades de LED. A ação ocorreu em parceria com o município, que aprovou projeto na Chamada Pública de Eficiência Energética da distribuidora.
As lâmpadas de LED são até 80% mais econômicas do que as lâmpadas antigas e duram cerca de três vezes mais. A RGE estima que o município tenha economia de R$ 450 mil ao ano com as contas de energia em função do novo sistema de iluminação. Isso se deve a 507,34 MWh/ano de energia economizada e uma redução na demanda de ponta de 111,4 kW.
Segundo o engenheiro de Eficiência Energética da RGE, Cristian Sippel, a renovação de parte da iluminação de 27 ruas de Nova Prata traz benefícios também aos moradores. “Ações como estas são muito satisfatórias para a RGE por poder contribuir com o município. A qualidade da nova iluminação oferece não só economia ao Poder Público, mas também mais segurança aos moradores”, comenta Cristian.