Polícia Civil deflagra a segunda fase da Operação Senectus, a fim de combater os maus-tratos a idosos

Nesta quarta-feira (07), em Porto Alegre, a Polícia Civil deflagrou a segunda fase da Operação Senectus, que visa o combate aos maus tratos a idosos. Diante de denúncias anônimas somadas a requisições da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos dando conta de ocorrências de maus tratos em casas geriátricas da capital, instaurou-se inquérito policial com representação por mandado de busca a fim de verificar presencialmente qual a situação dos residentes.

Até o momento mais de 85 idosos foram entrevistados sobre as condições em que vivem nos locais. A Vigilância Sanitária já identificou medicamentos e alimentos vencidos em alguns endereços. A ação ainda esta em curso, visto que ao longo das diligências surgiram novos endereços em que a mesma proprietária mantém idosos e todos serão vistoriados ao longo do dia.

Há mandados para três endereços todos da mesma dona e com o mesmo nome fantasia. A Operação ocorrerá de forma integrada, sendo acompanhada pela Vigilância Sanitária, pela Fundação de Assistência Social e equipe de saúde mental do município. A SAMU permanecerá de sobreaviso caso haja necessidade de remoção.

A ação é coordenada pela Delegacia de Proteção ao Idoso de Porto Alegre e maiores informações podem ser acessadas com a Delegada Cristiane Pires Ramos, titular do órgão.

Sair da versão mobile