Na noite da quarta-feira, 14 de julho, a Brigada Militar através de uma equipe da Força Tática, durante patrulhamento em Guaporé, por volta das 23h30min, suspeitou da atitude de um veículo que saiu da RS 129, adentrando no município.
Com apoio da Guarnição de Serviço do 4º Pelotão, foi realizada a abordagem do veículo Toyota/Etios com placas de Ivoti. Durante a realização da entrevista com a condutora de 24 anos, algumas incongruências foram notadas. Ao realizar a busca veicular no veículo, foi verificado que todas as numerações identificadoras estavam batendo, a não ser o código QRcode da placa que não era reconhecido.
Foi realizado contato via telefone com familiares do proprietário que constava no sistema informatizado, estes afirmaram que o Etios de sua propriedade com as mesmas placas do abordado estaria na garagem, inclusive enviaram fotos, levantando mais suspeitas ainda. Como não foi possível no momento averiguar com precisão o veículo, foi lavrada a ocorrência por Adulteração de sinal identificador de veículo automotor Art 311 do Código Penal ,feita a apreensão para averiguação.
A condutora foi liberada, posterior, durante o dia foi comprovado que realmente se tratava de um veículo furtado no município de Hamburgo Velho.