Equipe realiza captura de morcegos em São Jorge e região

Dos dias 05 a 09 de julho, estiveram em São Jorge os técnicos agrícolas, Rudinei Artur Kickhofel e Gladison Ferreira Acosta, responsáveis pelo monitoramento, captura e controle de Morcegos Hematófagos da Secretaria Estadual de Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural. O médico veterinário e fiscal do SIM/SUSAF, Moacir Baldasso, da Secretaria de Agricultura de São Jorge, acompanhou os trabalhos dos técnicosA equipe do estado esteve na região monitorando furnas, grutas ocas de árvores, bueiros e casas abandonadas em busca de vestígios de morcegos hematófagos, principal transmissor de raiva aos animais, já que no último mês, foram confirmados vários casos de raiva bovina na região.

Este morcego hematófago só se alimenta de sangue, diferente daquele encontrado no forro das casas que come insetos e frutas, não transmite a raiva e é protegido por lei.

A raiva é uma doença viral que ataca o sistema nervoso, de caráter irreversível atacando todos os animais, inclusive o homem, e é transmitida pela saliva de qualquer animal contaminado, seja por lambedura ou mordedura.

A região mostra um potencial perigoso de transmissão da raiva, já que foram capturados cerca de 160 exemplares do morcego transmissor. Após a captura, a equipe realizou a colocação de uma pasta vampiricida no dorso dos morcegos, os mesmos foram soltos e cada um, ao voltar ao seu esconderijo, pode eliminar cerca de 20 indivíduos, pelo hábito de higienização entre eles através da lambedura.

Sintomas da Raiva: Os animais contaminados começam a apresentar mudanças de comportamento, falta de apetite, agitação, aparência de assustado, nervosismo, fraqueza, paralisia dos membros, salivação abundante, dificuldade para engolir e morte entre quatro a seis dias após o início dos sintomas.

A Inspetoria Veterinária recomenda aos criadores a vacinação contra a raiva de todos os animais (bovinos e equinos) em caráter preventivo, pois é a principal maneira de manter o rebanho seguro. Também pede aos criadores para que comuniquem ao Posto de Inspetoria do município sobre qualquer sintoma visível da doença, para que se tomem as medidas necessárias.

Informações e fotos Prefeitura de São Jorge.

Sair da versão mobile