Dia do agricultor: conheça a história dos mais antigos produtores de orgânicos de Veranópolis

Desde 1994, Berna e Ivo Fochesatto, casal morador da Comunidade de São Gotardo, em Veranópolis, produz em sua propriedade produtos orgânicos. A atitude da dupla foi pioneira na cidade, fato que os consolidou como os primeiros agricultores a cultivar esse tipo de alimento, com certificação, no município. Para ganhar esse título, os produtores precisaram realizar cursos, que garantiram o conhecimento sobre a prática, bem como adquirir o selo orgânico, reconhecido e registrado junto ao Ministério da Agricultura, que oficializa a autenticidade da produção.

Segundo Berna, o trabalho com orgânicos se tornou uma “forma de vida”, a qual é baseada pelo respeito a saúde, ao meio ambiente e aos clientes, que estarão recebendo um produto livre de defensivos agrícolas.

Atualmente, o casal produz hortaliças, bem como frutas e para o futuro projeta a consolidação da produção de morangos, também orgânicos. Como objetivo de vida, além de colaborar com o meio ambiente e garantir maior qualidade de vida, os produtores buscam incentivar outros agricultores a implementar o mesmo tipo de prática, objetivando construir um mundo melhor.

Os produtos são comercializados por meio de entregas, bem como na Feira da Agricultura Familiar, que acontece todos os sábados pela manhã, na Praça XV de Novembro, no Centro de Veranópolis.

Alguns dos produtos comercializados | Foto: Michelle Pértile/Studio

Sobre os produtos orgânicos

A agricultura orgânica é um sistema de produção agrícola caracterizado pelo emprego de técnicas totalmente naturais de cultivo, sem o uso de produtos químicos – como fertilizantes, agrotóxicos e outros. Na produção orgânica, utilizam-se diversas práticas agrícolas baseadas em ciclos ecológicos, manejando os agroecossistemas de forma a minimizar o impacto ambiental em toda a cadeia produtiva, preservando a sustentabilidade do solo a longo prazo e reduzindo ao mínimo o uso de recursos não renováveis

Sair da versão mobile