Bolsonaro já está na Serra Gaúcha e inaugura planta de produção de grafeno em Caxias do Sul
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), chegou na tarde desta sexta-feira (9) ao Rio Grande do Sul, onde participa de atividades na Serra e na Capital. O avião pousou em Caxias do Sul por volta das 13h20.
Ele participa da abertura da 1ª Feira Brasileira do Grafeno, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). A universidade possui um laboratório que produz o material derivado do carbono em escala industrial desde o ano passado. Bolsonaro conheceu as dependências do laboratório e inaugurou a primeira planta de produção de grafeno da América Latina.
O governador Eduardo Leite não foi convidado para participar do evento em Caxias. A informação foi confirmada ao G1 pela assessoria de comunicação do governo estadual. A UCS disse à RBS TV que, como o evento é do Ministério da Ciência e Tecnologia, quem fez a lista de convidados foi o governo federal.
À noite, Bolsonaro participa de jantar com produtores vitivinícolas em Bento Gonçalves, também na Serra.
Já no sábado (10), Bolsonaro visita Porto Alegre, onde participa de um almoço com empresários às 13h.
O presidente vem ao RS pela primeira vez no ano. A visita anterior havia sido em dezembro de 2020, para participar da inauguração da Ponte do Guaíba e de um trecho duplicado da BR-116.
Bolsonaro chega ao estado em meio a crises no governo provocadas pela CPI da Covid e à queda de popularidade nas pesquisas. Levantamento do Datafolha divulgado na quinta-feira (8) mostrou que a rejeição a Bolsonaro chegou a 51%, o recorde desde o início do mandado, em janeiro de 2019.
Mais cedo nesta sexta-feira, o presidente participou da cerimônia de entrega de espadins a 205 novos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga (SP).