Nesta quarta-feira, 23, em reunião do Comitê Técnico e o presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Fabiano Feltrin, com o Grupo Técnico (GT) de Saúde do Estado e a 5ª Coordenadoria de Saúde, foram apresentadas sugestões de mudanças nos protocolos de saúde regionais. A primeira discussão ocorreu na terça-feira, dia 22, quando também participaram os demais prefeitos e secretários municipais de saúde das cidades que integram a associação.
Durante o encontro virtual desta quarta, em um tom totalmente colaborativo, todas as partes apresentaram ideias para modificar as regras de combate à pandemia, com o intuito de equilibrar a permissão das atividades comerciais e a restrição de atividades onde há maior risco de contaminação pela Covid-19.
– Queremos que tudo possa funcionar, mas também precisamos ser responsáveis e compreender que o cenário ainda não é favorável. Precisamos de mais colaboração das pessoas para vencermos este momento. Infelizmente, a pandemia ainda não acabou – frisou Feltrin.
Com isso, a partir de agora, o Comitê Técnico da Amesne fará modificações no Plano de Ação Regional para ser enviado ao Estado nesta quinta-feira, 24, entrando em vigor no dia seguinte, na sexta-feira, dia 25.
Após, cada município que compõe a associação deverá fazer a publicação do seu decreto, que irá recepcionar as regras da região. Cabe salientar que todos os municípios tem a autonomia, se assim desejarem, de adotar medidas mais restritivas que as medidas mínimas da região.