Prefeito de Veranópolis alerta para o aumento de casos em empresas do município
Reunião entre Poder Público e empresas será realizada nesta quarta-feira para tratar sobre o assunto
Em decorrência do avanço da covid-19 em Veranópolis nos últimos dias, o Poder Público da cidade divulgou, na tarde desta terça-feira, dia 1º de junho, em coletiva de imprensa, novas restrições. Na oportunidade, o prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli (MDB), além de explanar os regramentos, alertou sobre o aumento da incidência de casos em empresas do município.
– A gente percebe um número crescente de casos nas nossas empresas atualmente, o que não vinha ocorrendo nos outros meses – pontou De Carli, na coletiva.
Assim, entre as medidas que serão implementadas para diminuir a incidência do vírus na cidade, está a realização de uma reunião entre Prefeitura e representantes das empresas bem como construtoras do município. No encontro serão frisadas, segundo o prefeito, as medidas sanitárias e de segurança que devem ser adotadas dentro dos empreendimentos, que concentram um elevado quantitativo de funcionários.
Além dessa medida, algumas restrições serão implementadas em Veranópolis. O Decreto Municipal com os regramentos será publicado na quarta-feira, dia 02 e estará vigorando até o dia 14. Segundo o prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli (MDB), as “condições são inegociáveis”, serão fiscalizadas de forma intensa e objetivam evitar o colapso do sistema de saúde municipal e regional.
Confira, abaixo, as mudanças:
- Supermercados: lotação máxima de 30 pessoas, podendo apenas uma pessoa por família se deslocar ao estabelecimento;
- Academias: uma pessoa a cada 16m²;
- Comércio: até às 18h, não sendo permitido o funcionamento nos sábados à tarde;
- Bares: até às 18h em dia de semana, e até às 13h no sábado, além da proibição de funcionamento no domingo;
- Restaurantes: poderão funcionar até às 22h;
- Igrejas fechadas;
- Eventos, esportes coletivos e clubes sociais: fechados, estando os últimos liberados apenas para caminhadas.
Demais serviços, como salões de beleza e pet shops, não serão atingidos pelas restrições e poderão seguir funcionando normalmente. O município adota uma conduta mais restritiva que as cidades da região. O plano de ação da Serra Gaúcha, apresentado ao governo estadual após o recebimento de um alerta por parte do Gabinete de Crise do Estado, não indicava restrição aos serviços, apenas implementação de maior testagem e fiscalização. As medidas anunciadas nesta terça-feira, dia 1º, porém, foram soluções encontradas para barrar o grande avanço da doença na cidade.