Massa de ar polar começa a ingressar no RS
Massa de ar polar começa a ingressar no Rio Grande do Sul nesta terça-feira, marcando o começo de uma sequência de dias que deve durar uma semana de temperatura mais baixa tanto à noite como durante o dia. A MetSul Meteorologia destaca que as máximas e as mínimas devem chamar atenção nos próximos dias com marcas menores do que vinha se registrando à tarde nos últimos dias.
Esta nova massa de ar frio é precedida por uma frente fria que traz aumento de nuvens e céu nublado a encoberto em grande parte do Rio Grande do Sul na manhã desta terça-feira. O sistema frontal, apesar de provocar muita nebulosidade, é de fraca atividade não causa precipitação na esmagadora maioria dos municípios gaúchos. Os poucos locais que tiverem precipitação vão registrar volumes ínfimos e em alguns até inapreciáveis, ou seja, sequer registram no pluviômetro.
Utilizando-se a métrica da temperatura em 850 hPa, a 1.500 metros de altitude, trata-se da incursão de ar frio mais forte ao alcançar o Rio Grande do Sul até agora neste ano, uma vez que os dados indicam marcas negativas neste nível de pressão pela primeira vez em 2021 em diversas cidades gaúchas. Apesar disso, esta massa de ar frio não deve trazer as menores temperaturas do ano em superfície na maior parte dos municípios, uma vez que não se espera um perfil seco da atmosfera nos próximos dias e, ao contrário, deve até voltar a chover no Rio Grande do Sul na segunda metade desta semana.
Assista acima a previsão do frio para os próximos dias.