Um estudo de viabilidade de um novo transporte de alta velocidade vem sendo alvo de curiosidade e interesse pelos gaúchos. O sistema da empresa Hyperloop, deve facilitar a rota entre Porto Alegre e a Serra Gaúcha. As cápsulas flutuantes, podem atingir 1.200km/h. O que tornaria a viagem entre estes dois pontos, super rápida, cerca de 17 minutos.
Uma das novidades do estudo, são os locais escolhidos onde devem ficar as estações de entrada e saída dos passageiros. São quatro pontos, em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Gramado e Caxias do Sul.
Outra questão importante indagada pela pesquisa, é a projeção de procura pelo transporte entre gaúchos. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é responsável por esta pesquisa, a qual é aberta à população. Escaneando o QR Code ao lado, é possível responder às perguntas.
As cápsulas tem capacidade para até 50 pessoas, e o objetivo é que no Estado, os túneis fiquem na superfície por onde devem ser impulsionados no vácuo. Assim elas devem flutuar, não havendo atrito. O transporte não conta com janelas, a curiosidade é que são colocadas telas com AI (inteligência artificial) onde pode ser projetos o que o passageiro escolher.
O valor estimado para as viajens é de R$ 16, contudo pode chegar até R$ 230, dependendo da rota escolhida.
Com informações do Portal Leouve, foto Hyperloop/Divulgação.