Na terça-feira, dia 04 de maio, os dados do boletim epidemiológico de Veranópolis apontaram que 22 pessoas positivaram para a covid-19 no intervalo de um dia. Dessas, 17 foram diagnosticadas na Unidade Sentinela e cinco na rede privada. Esse número é o maior registrado na cidade em cinco semanas, visto que apenas no dia 24 de março houve o registro de um quantitativo superior a esse. Nessa data, foram contabilizados 26 casos positivados.
Essa situação segue uma escalada de aumento observada nos últimos dias, tanto no município veranense, como na região. Vale ressaltar, porém, que alguns dos casos confirmados no boletim, comumente, também dizem respeito a coletas realizadas em outras datas, que não sejam o dia em questão. Apesar dessa condição, o número segue sendo colocado como elevado.
Em Veranópolis, por exemplo, se comparada a última segunda-feira (26) e terça (27) com este início de semana (03 e 04), os dados praticamente duplicaram no município. Casos positivados, que somavam 21 totalizam, agora, 38. O mesmo ocorre com os casos ativos, que na média desses dois dias, passou de 36 para 65.
O fato não reflete, ainda, nos demais indicadores. Até a última atualização desta notícia, nenhum óbito foi confirmado nesta semana, fato que apresenta uma diminuição se comparado a última semana, quando houveram dois falecimentos por conta da doença. O número de hospitalizados, igualmente, apresentou queda. Na última semana, havia, na média dos dois dias, 12 pessoas internadas. A média atual é oito. Apesar dessa diminuição, um preocupante aumento foi constatado no final de semana, quando foi registrado 15 hospitalizados na casa de saúde.