Surto de covid-19 em lar de idosos de Nova Prata: maioria dos contaminados não apresentou agravamento para a doença

Fato aconteceu no início desta semana

Um surto de casos da covid-19 foi registrado, no início desta semana, entre longevos e profissionais da saúde de um lar de idosos localizado no município de Nova Prata. Na situação, 21 pessoas positivaram para a doença, sendo a grande maioria, pessoas da terceira idade. Nesta sexta-feira (21), cerca de quatro dias após a constatação do fato, a maioria dos idosos apresenta um quadro de saúde estável. Dos acometidos, três precisaram de atendimento médico. Dois desses receberam alta e se recuperam, agora, no lar, junto aos demais positivados. Um idoso, porém, segue no hospital, visto o agravamento do seu caso.

Ao total, 30% dos idosos do lar foram acometidos. Todos os longevos e profissionais estão com o esquema vacinal completo contra a covid-19. A contaminação mesmo com a dose, porém, não foi um fato atípico. A infecção, mesmo após a vacina, ocorre porque a resposta imune induzida pela dose não impede totalmente a replicação de cada uma das partículas virais, mas mitiga o desenvolvimento dos sintomas, apontam estudos sobre os imunizantes.

Essa tese foi constatada na prática pela equipe da Secretaria de Saúde, que seguiu acompanhando de perto o caso ao longo dos últimos dias. Segundo profissionais da pasta, a vacina foi responsável pela recuperação da grande maioria. O caso que apresentou agravamento seguirá sendo acompanhado.

Sair da versão mobile