O desejo de pescar um peixe que não coubesse no barco. Assim começou a saga de Iago Luis Feldkircher, médico veterinário de 29 anos. Após uma longa estiagem, que reduziu o nível do maior lago artificial do estado ao menor patamar da história, muitas áreas alagadas secaram e a pesca, por um lado, foi favorecida. Por outro lado, o peixe acaba indo para o fundo do lago e a chance de pegar um peixe grande é menor.
Pescador profissional com carteira registrada, Iago escolheu colocar a rede próximo ao Recanto do Lazer, na Esquina Hetzel em Quinze de Novembro. Ao amanhecer de quinta-feira (27) a surpresa: uma carpa cabeça grande estava na rede malha 18, e o tamanho do animal chamou a atenção de Iago e do companheiro Ildemar Jost. Para tirar da água o peixe de quase 1 metro e 40 centímetros de comprimento foi preciso muita força da dupla de pescadores profissionais.
Iago faz parte da Colônia de Pescadores Z18 de Ijuí, e Ildemar é sócio da Colônia Z42 do Salto do Jacuí. Ambos pescam legalmente, e fizeram questão de mostrar as carteiras profissionais para nossa reportagem.
Quanto ao destino do peixão de 51,7 kg de peso, quem quiser experimentar pode ir na Tenda do Aterro do Fernando Luft, entre Quinze de Novembro e Santa Clara do Ingaí. O filé da carpa foi levado ao restaurante, e deve estar a disposição dos fregueses que gostam de um peixe frito.
Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp
Fonte Rádio Cidade e Jornal O Alto Jacuí.