Exame confirma presença da cepa da Índia em viajante que desembarcou em SP

Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria da Saúde de São Paulo, identificou um caso da variante B.1.617.2, originária da Índia. A confirmação da presença da nova cepa aconteceu nesta quarta-feira (26).

A infecção pela variante B.1.617.2 foi identificada em um homem de 32 anos que desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos no último sábado (22) e mora em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.

No último sábado (22), o homem realizou um teste ainda em Guarulhos, que confirmou a infecção pelo coronavírus. De acordo com o Instituto Adolfo Lutz, o caso positivo para Covid-19 foi informado quando o passageiro já havia embarcado em voo doméstico para o Rio de Janeiro.

O sequenciamento que identificou a presença da nova cepa foi realizado pelo Adolfo Lutz e finalizado nesta quarta.

O Maranhão foi o primeiro estado a confirmar a presença da nova cepa no Brasil. A secretaria de saúde do estado confirmou na última quinta-feira (20) seis casos detectados entre os 24 tripulantes do navio MV Shandong Da Zhi, vindo da China.

O navio, que está ancorado na costa do Maranhão, foi posto em quarentena após um indiano de 54 anos, tripulante da embarcação, ser diagnosticado com Covid-19. Ele e outros cinco tripulantes testaram positivo e exames posteriores confirmaram a presença da variante B.1.617.2.

Segundo nota do instituto, três “variantes de atenção” estão presentes em 375 casos no estado até esta quarta-feira (26).

Até o momento, não há notificação oficial da variante P.4, diz o Adolfo Lutz.

Com informações do Portal CNN Brasil.

Sair da versão mobile