Em Conselho Técnico realizado na tarde desta sexta-feira (28), a Federação Gaúcha de Futebol – FGF definiu, junto com representantes dos clubes participantes, as datas e regulamento para a realização da Série A 2 do Gauchão, a Divisão de Acesso 2021. A competição terá início em 15 de agosto e manterá os grupos da temporada de 2020.
– Para nós da Federação é uma grande satisfação poder realizar o campeonato este ano, mesmo com as limitações que a pandemia ainda nos impõe, ainda mais pelo fato de que não foi possível concretizá-la em 2020 – destacou o presidente da FGF, Luciano Hocsman.
Por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a Divisão de Acesso foi interrompida na última temporada, após a realização de três rodadas. A competição terá início a partir da data estipulada, sem validação dos jogos realizados em 2020. Os clubes se comprometeram a participar com ou sem a presença de torcedores nos estádios.
A Divisão de Acesso será realizada entre 16 clubes, divididos em duas chaves. O campeão e vice serão classificados para o Gauchão 2022. Por sua vez , os piores colocados de cada grupo serão rebaixados para a Segundo Divisão – Gauchão Série B.
Grupo A
Glória, Igrejinha, Passo Fundo, União Frederiquense, Tupi, Veranópolis, Cruzeiro e Brasil de Farroupilha.
Grupo B
Inter de Santa Maria, São Gabriel, Guarani-Va, Guarany-Ba, São Paulo, Lajeadense, Bagé e Avenida.
Por conta da Covid 19, a competição terá regras específicas – semelhantes as que foram definidas para o Gauchão – Série A. A testagem para covid 19, do tipo RT-PCR, será obrigatória para participação dos atletas dos clubes. Além disso, cada delegação terá limite de 50 participantes, para evitar aglomerações.