Corpografia na Cena: projeto de estudo, criação e ocupação artística é realizado por grupo teatral de Veranópolis

"Que corpo é esse, invisibilizado, que ocupa e se marca no espaço?" Por meio dessa provocação artística-cultural, a Cia Teatral Tem Gente no Palco desenvolve o projeto, o qual se dispõe a discutir, criar e ocupar

“Que corpo é esse, invisibilizado, que ocupa e se marca no espaço?” Por meio dessa provocação artística-cultural, a Cia Teatral Tem Gente no Palco, de Veranópolis, desenvolve o projeto Corpografia na Cena, o qual se dispõe a discutir, criar e ocupar. Tendo como base o estudo da Corpografia e suas tranversalidades nas artes da cena, o projeto dialoga com o teatro, dança, música, artes visuais e audiovisual para pulsar, em uma perspectiva decolonial, do corpo negro, trans não-binário e com deficiência, nesse lugar de ocupação.

Essa proposta será desenvolvida na região, por meio de uma programação especial, organizada em três eixos. Para acompanhar o projeto, veja a organização dele, abaixo:

A formação – eixo I

Neste momento do projeto será realizado o compartilhamento de saberes e fazeres, a partir da temática proposta, através de dois painéis denominados Encontros e Diálogos Transversais, com duração de 01h cada, ao vivo, de forma online na Plataforma Youtube Cia Tem Gente no Palco – Oficial, com um(a) painelista convidado(a) dentro das linhas de estudo e discussões propostas pelo projeto.

  • “Você me conhece porque tem medo ou tem medo porque me conhece?” com a multiartista (cantora, atriz, Dj, performer) Valéria Barcellos como painelista convidada no dia 26/05/2021 às 20h.
  • “Descolonizando processos artísticos através do corpo” com o diretor, ator, performer, dramaturgo e professor Daniel Colin como painelista convidado no dia 31/05/2021 às 20h.

As Mesas de Diálogos contarão com tradução simultânea em Libras com a intérprete Angela Russo e as transmissões ficarão gravadas para acesso no canal do Youtube da Cia Tem Gente no Palco – Oficial.

A produção artística – eixo II

Nesta etapa haverá o trabalho de criação cênica-visual em um processo de estudo e ocupação de corpos diaspóricos e híbridos na performatividade da cena. Como resultado uma obra/performance artística-cênica na perspectiva da linguagem do audiovisual com duração de 20min. Na obra, como intérpretes, três artistas performers: mulher negra, trans não-binário e PCD (pessoa com deficiência). O vídeo da produção virtual contará com audiodescrição de Leticia Schwartz da Mil Palavras.

Leia também:  Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul, em Taquara, reabrirá em dezembro

Como segunda ação dentro do eixo II, está a projeção da produção artística, em vídeo, na arquitetura urbana de três cidades do RS: em Cotiporã, com a Cia Arte in Cena; em Garibaldi, com a Cia Teatral Acto e em Rolante, com o Grupo Tá Rolando Arte.

Cada cidade foi selecionada levando-se em conta sua localização no estado do RS, com o intuito de descentralizar; seu tamanho (menos de 35mil habitantes) e a prerrogativa que contasse com um grupo de teatro local para uma parceria de intercâmbio e diálogo sobre o processo de trabalho, de entendimento e reconhecimento da sua cultura e arquitetura local.

Ainda como desdobramento desse eixo ocorrerá a apresentação da obra artística, em vídeo, via plataforma virtual Zoom, para público convidado e interessado, com diálogos e trocas sobre a mesma após sua exibição

Memória e documentação – eixo III

Registro de todo o processo de trabalho desenvolvido no Projeto, através de imagens, cenas, making off, entrevistas, tendo como resultado a produção de um mini documentário de 30min que servirá como base experimental, junto aos demais conteúdos culturais resultantes dos Eixos I e II, para pesquisa e estudo posterior. O mini doc contará com recursos de audiodescrição e tradução em Libras.

Todos os conteúdos artísticos culturais gerados a partir desse projeto estarão disponíveis nas plataformas digitais da Cia Teatral Tem Gente no Palco, com acesso livre e recursos de acessibilidade, para pesquisa, análise e estudos nas artes da cena.

Esse projeto é realizado através do edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei nº 14.017/20 em uma parceria da Fundação Marcopolo e Secretaria de Estado da Cultura do RS. (@fundacao_marcopolo / @fundacaomarcopolo / @sedac_rs).

Leia também:  São Paulo tem musical gratuito sobre Martin Luther King nesta quinta

Para saber tudo sobre o Projeto Corpografia na Cena siga as redes @corpografianacena @temgentenopalco no Instagram, Facebook e o canal do Youtube Cia Tem Gente no Palco – Oficial.

Os “rostos” do projeto

  • Realização: Cia Teatral Tem Gente no Palco e grande equipe de profissionais;
  • Direção e Produção: Izabel Cristina;
  • Performers: Jeferson Ghenes / Eulália Figueiredo / Jackson Reis;
  • Produção de Acessibilidade: Mil Palavras;
  • Identidade Visual: Mário Bressiani / Comunicação: FG Comunicação Empresarial.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo