Cerca de 1.386 idosos aguardam pela 2ª dose da vacina contra a covid-19 na microrregião

Cenário é observado, também, em todas as cidades do Estado

Nas últimas semanas, deveria ter ocorrido a aplicação de 2ª dose da vacina contra a covid-19 para idosos com idade inferior a 69, em Veranópolis, Cotiporã, Fagundes Varela e Vila FloresContudo, por falta de doses, a imunização precisou ser adiada para o momento em que novas remessas chegarem aos municípios. Por conta disso, somando-se as localidades,1.386 senhores e senhoras aguardam a oportunidade de completar o seu esquema vacinal.

CidadeNº de idosos na espera
Cotiporã150
Fagundes Varela106
Veranópolis 990
Vila Flores140
Dados das Secretarias de Saúde de cada cidade | Levantamento: Studio

A causa da situação foi o envio insuficiente de doses na 13ª e 14ª remessas, das vacinas Coronavac, por parte do Ministério da Saúde. Esse tipo de imunizante é o que precisa ser aplicado nessa faixa etária. A expectativa, que estava sendo colocada para a 15ª remessa, que chegará nos municípios até segunda-feira, dia 03, também foi frustrada, visto que doses da Coronavac não serão enviadas nesse lote.

Diante do contexto, a eficiência do esquema vacinal é colocada em questão. A vigilância epidemiológica de Veranópolis, porém, afirma que apesar do ideal ser a realização da aplicação da segunda dose após 28 dias da primeira, as recomendações do Estado apontam a possibilidade de disponibilização a qualquer momento, sem prejuízos de imunização.

Entrevista tratou sobre o tema

Situação de Cotiporã, especificamente, foi abordada em entrevista, veja

Sair da versão mobile