Casos de covid-19 são registrados na escola municipal de Fagundes Varela

Até o momento, duas turmas tiveram suas atividades suspensas e alguns profissionais estão em isolamento

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminhos do Aprender, de Fagundes Varela, nos últimos dias, turmas precisaram suspender suas atividades por conta de casos da covid-19. A conduta do educandário segue os protocolos estabelecidos pelo município. Ao total, duas profissionais testaram positivo, bem como, um aluno. Este, porém, já estava em isolamento domiciliar quando positivou. Esses casos acarretaram no fechamento de duas séries e afastamento de alguns profissionais.

Segundo dados divulgados pela escola, através de nota, na sexta-feira, dia 21 de maio, uma profissional positivou para covid-19, a qual está cumprindo isolamento domiciliar. Neste caso, justifica a instituição, por não ser professora de turma, mas sim coordenadora pedagógica, orientou-se para que os colegas ficassem atentos a quaisquer sinais suspeitos e procurassem orientação médica, se necessário.

Já na última terça-feira, dia 25, a professora do 1º Ano B do ensino fundamental apresentou sintomas, e logo foi orientada a buscar atendimento médico. Infelizmente, ela também testou positivo. Nesse caso, por se tratar de professora titular de turma, a conduta tomada foi isolar a docente e seus alunos.

Por precaução e seguindo as normativas, os profissionais que tiveram contato mais próximo com essas duas funcionárias realizaram a coleta do exame RT-PCR. Este é o exame indicado a ser realizado nestes casos, porém seu resultado leva alguns dias para ficar pronto. Dessa forma, os contatos próximos (quatro pessoas), que até o presente momento não apresentaram nenhum sintoma, estão afastados para aguardar o resultado de seus exames. A turma do 1º Ano A, diante disso, também não frequentará a escola nos próximos dias, pois a professora titular é uma das profissionais que está aguardando testagem. As atividades serão ministradas de forma online neste período.

Além desses casos, uma criança com vínculo presencial à escola testou positivo, mas ela estava afastada da instituição há 5 dias antes de positivar. Neste caso, pelo tempo em que já estava em casa, não foi configurado uma situação de risco à saúde dos demais colegas e profissionais que atuam naquela turma.

– Todas as condutas tomadas são provenientes de orientações da Secretaria Municipal da Saúde e Nota Informativa 27 da Secretaria Estadual da Saúde que orienta sobre o monitoramento e controle da infecção humana pelo Covid-19 nas Instituições de Ensino. […] Não envie as crianças à escola se apresentarem sintomas suspeitos, procure orientação na Unidade Básica de Saúde – afirma o educandário, em nota.

Sair da versão mobile