Ao flexibilizar a possibilidade de atuação das atividades econômicas do RS, o governador Eduardo Leite, de forma apelativa, reforça a importância e a obrigação da fiscalização aos novos protocolos. Em Veranópolis, essa postura ganha eco no Poder Público, que se organiza para intensificar o trabalho de controle. O objetivo da situação é tornar possível a manutenção da abertura dos estabelecimentos sem comprometer a saúde pública.
– A Prefeitura vai intensificar a fiscalização, para que essas novas normas sejam rigorosamente cumpridas, no sentido de a gente não dar nenhum passo para trás, para que essa flexibilização tenha sustentabilidade […] se não, fica naquele “abre e fecha”. Então é agora que vem a responsabilidade de todos nós […] de toda a comunidade, para manter o distanciamento controlado e não se aglomerar – pontua Waldemar de Carli, prefeito de Veranópolis.
O município já entregou seu plano de fiscalização para o governo estadual e apresentará contínuos relatórios de prestação de conta das atividades efetuadas. Em Veranópolis, todas as medidas implementadas pelo governo estadual serão adotadas, sem haver nenhuma flexibilização ou restrição.