Nesta terça-feira, dia 20 de abril, ocorreria a aplicação de 2ª dose da vacina contra a covid-19 para idosos com idade entre 73 e 74 anos, em Veranópolis. Contudo, por falta de doses, a imunização precisou ser adiada para o momento em que novas remessas chegarem no município.
Segundo a vigilância epidemiológica da cidade, a causa da situação foi o envio insuficiente de doses na última remessa (13ª), das vacinas Coronavac, por parte do Ministério da Saúde. Os imunizantes desse tipo são os direcionados para os idosos de 73 e 74 anos que receberiam as segundas doses nesta semana. Veranópolis, no 13ª lote recebido, teve à disposição 420 doses. Isso corresponde a cerca de 50% do que era necessário para esse grupo. A Secretaria da Saúde afirmou que diante dos dados expostos, projetava uma falta de doses, porém, não previa que ocorreria de forma contundente.
No dia de ontem, 19 de abril, ocorreu a vacinação de idosos com 70 a 72 anos. Esse grupo recebeu a primeira dose posteriormente ao grupo imunizado hoje, dia 20, que é de 73 e 74 anos, porém, como o fechamento de 28 dias iria coincidir com o feriado da próxima quarta-feira, dia 21 de abril, foi adiantada a imunização dessa faixa etária para a segunda-feira.
A Secretaria, porém, afirma que apesar do ideal ser a realização da aplicação da segunda dose após 28 dias da primeira, as recomendações do Estado apontam a possibilidade de disponibilização a qualquer momento.
Idosos se deslocaram, nesta manhã, até os postos de saúde, para se vacinar. Das 08h às 10h, houveram doses para aplicação. A falta ocorreu após esse horário. Diversos senhores e senhoras se locomoveram até os centros de saúde e voltaram para casa sem vacinas, fato que causou revolta na população. A Secretaria de Saúde afirma que lamenta a situação.
– A Secretaria Municipal da Saúde lamenta o fato e informa que, assim que receber esta remessa de vacinas, estará divulgando informações para finalizar o esquema vacinal deste grupo de pessoas o mais breve possível – afirma, em nota, o Poder Público.