Instalado junto a Casa da Cultura de Veranópolis, o Museu Municipal busca representar a história dos veranenses. Desde 2020, esse acervo está passando por uma profunda reestruturação, sendo alvo de consulta popular, contratação de profissionais para planejamento, organização de um plano museológico e, agora, a realização de uma assembleia pública para ouvir, novamente, a comunidade. De forma atenta a sociedade, o museu se coloca à serviço dos munícipes.
Em linhas gerais, a realização do Plano Museológico do Museu Municipal de Veranópolis aconteceu entre os meses de setembro de 2020 e março de 2021, através de uma empresa de assessoria contratada, a Pantheon – Patrimônio e Cultura, e reuniu para o seu desenvolvimento três museólogas e mestres em Museologia que, colocaram à disposição seus conhecimentos e experiências, buscando viabilizar o acesso à cultura, da maneira mais democrática possível, e possibilitar que a instituição museológica tenham serviços de qualidade por preço justo, promovendo o fortalecimento dos museus e da cultura no Rio Grande do Sul. Entre esse período, a comunidade foi ouvida por meio de pesquisas.
Com a entrega do documento realizada na última segunda-feira, dia 05 de abril, o próximo passo é a realização de uma audiência pública. Ela será feita na próxima quarta-feira, dia 14, e busca ouvir as pontuações da população acerca do plano. Após isso, o documento virará lei e começará a ser aplicado. Ainda não há previsão de quando a reformulação do museu, na prática, será finalizada. Com um rico acervo, o trabalho será árduo e complexo.