Segundo a CNN, a China relatou seu maior salto diário em novos casos de Covid-19 em mais de dois meses, com uma cidade na fronteira com Mianmar, no sudoeste da província de Yunnan, responsável por todos os novos casos locais.
O governo local de Ruili colocou os residentes em sua área urbana sob quarentena domiciliar, lançou uma campanha massiva de testes e começou a restringir as pessoas de sair e entrar na cidade desde a semana passada, após relatar pacientes com Covid-19.
A cidade foi responsável por todos os 15 novos casos locais notificados em 4 de abril. O número total de novas infecções por Covid-19, incluindo infecções importadas originárias do exterior, ficou em 32, marcando o maior total desde 31 de janeiro.
A análise genética dos casos descobertos em Ruili sugere que as novas infecções locais derivam de vírus importados de Mianmar, informou a mídia estatal. Dos novos pacientes relatados na cidade, 11 deles foram identificados como cidadãos de Mianmar.
Ruili é um importante ponto de trânsito para a província de Yunnan, que tem lutado para monitorar sua fronteira acidentada de 4.000 km (2.500 milhas) com Laos, Mianmar e Vietnã para imigração ilegal em meio a uma onda de travessias não autorizadas no ano passado por pessoas que buscam refúgio contra a pandemia .
As autoridades locais também iniciaram uma campanha de vacinação em Ruili em uma tentativa de conter o Covid-19 e aumentar a imunidade do rebanho na cidade.
O número de novos casos assintomáticos, que a China não classifica como casos confirmados, foi de 18, igualando o total do dia anterior.
O número total de casos confirmados de Covid-19 na China continental agora é de 90.305, enquanto o número de mortos permanece inalterado em 4.636.