O Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, marcou mais um recorde negativo neste sábado, dia 06 de março. Segundo a última atualização, realizada às 00h00 da data referida, a casa de saúde está com 135,5% de ocupação de leitos de UTI. O hospital é uma das referências diretas de Veranópolis e nunca havia chegado a essa lotação desde o início da pandemia.
Essa porcentagem converte-se em números elevados de leitos ocupados: dos 45 disponíveis, 61 estão sendo utilizados. A lotação dos leitos privados chega a 168.2% e nos leitos SUS a 104.3%. Ao total, 80,3% dos internados estão relacionados com a covid-19, ou seja, a grande maioria. Dos 61, apenas 12 pessoas estão internadas por outros motivos que não sejam o vírus.
O aumento é exponencial. Do último sábado, dia 27, para hoje, dia 06, o aumento foi de cerca de 30% de lotação.
– Estamos vivendo o pior momento desde o início da pandemia da Covid-19. Este é um cenário de guerra. É o limite. As nossas equipes de trabalho não estão mais fazendo o ideal, elas estão fazendo o possível dentro dos recursos disponíveis. Atingimos o máximo das nossas capacidades – definiu o superintendente do Tacchini Sistema de Saúde, Hilton Mancio.
Na quarta-feira, dia 03, o Tacchini ativou sua última e mais robusta estratégia de combate à pandemia. As estruturas internas foram reordenadas e novos ambientes foram criados para receber e estabilizar pacientes de alta e média complexidade até que haja condições de encaminhá-los a um leito regular de UTI. A convocação de profissionais da saúde que estavam de férias para que retornem imediatamente ao trabalho também faz parte das medidas adotadas.
Além disso, o aumento substancial de atendimentos e internações relacionadas à Covid-19 nos últimos dias obrigou o Hospital Tacchini a suspender por tempo indeterminado todas as cirurgias eletivas agendadas.