O Hospital São Peregrino Lazziozi, de Veranópolis, receberá a doação de três respiradores. A ação foi realizada pelas empresas Rometal, Ipacol e Micromazza e Wenmazza, em que cada indústria doou um aparelho. As negociações foram intermediadas pela vereadora Mara Garib Guzzo, vereador Cristiano DalPai e secretário de Finanças Ricardo Gottardo.
Os equipamentos são do tipo Frank 5010, produzidos pela Universidade de Caxias do Sul e custam, em média, R$ 30.000.
Um deles chegará hoje, dia 06, pela parte da manhã, na casa de saúde. Os outros dois devem ser disponibilizados na próxima semana, entre segunda e terça-feira.
Com isso, a casa expande sua estrutura de oito vagas de ventilação mecânica para onze. São, ao total, somando-se os novos, oito respiradores e três carros anestésicos disponíveis, sendo este último usado em caso de emergência.
O ventilador pulmonar é um equipamento essencial para a manutenção da respiração em pacientes que apresentam alguma deficiência respiratória, seja ela transitória ou permanente. Esse aparelho se faz necessário em alguns quadros graves da covid-19, e também, de outras enfermidades.
A doação chega em boa hora, visto que, o hospital apresenta uma sobrecarga na sua demanda. Até a última atualização desta notícia, há apenas um ventilador mecânico livre na casa de saúde.
Veja também | Hospital de Veranópolis recebe doação de um respirador