Empresários de Santa Catarina e do Paraná lançam campanha para comprar vacinas
O empresário catarinense Luciano Hang, da loja Havan, e o paranaense Carlos Wizard estão em campanha para a vacinação em massa da Covid-19. Os empresários são defensores da compra das doses de vacina pela rede privada, eles querem que a Lei 14.125/21 sofra alterações permitindo que a iniciativa privada possa comprar o imunizante. Um baixo assinado foi entregue a deputados e senadores em Brasília, pelos empresários.
A ideia de ambos é que a iniciativa privada possa comprar vacinas para aplicar em seus colaboradores direto e em contrapartida, o mesmo número de doses adquiridas seja doada para o sistema único de saúde para continuar a campanha nacional de vacinação contra a Covid-19. A estimativa é que sejam doadas 10 milhões de vacina para a rede pública caso essa sugestão ficar definida.
A Lei 14.125/21 diz que só a União, os Estados, os Munícipios e o Distrito Federal estão autorizados a comprar a vacina reconhecida pela Anvisa. Está na Lei também que a rede privada só poderá comprar as doses se elas forem integralmente doadas aos Sistema Único de Saúde para seguir o Plano Nacional de Imunização, e não ao contrário como sugerem os empresários.
Foto: Divulgação/ Havan