Casos de tentativas de homicídio registrados em Veranópolis estão interligados
A ação da Polícia Civil está sendo realizada e grande parte dos responsáveis estão detidos
Veranópolis presenciou, no intervalo de um mês, cerca de cinco tentativas de homicídio. Para uma cidade com pouco mais de 26 mil habitantes, os casos espantam e preocupam. As sucessivas situações de crimes estão interligadas entre si e, em linhas gerais, são decorrentes de um conflito de facções criminosas na cidade. Isso, segundo o delegado Tiago Baldin, é consequência de uma desorganização, feita pela ação da Polícia Civil e por meio de prisões, no “trabalho” dos bandidos. Esse fato faz com que, para reconquistar espaço, conflitos sejam registrados.
Segundo Baldin, as lideranças das facções já estão presas, porém, seguem exercendo influência de dentro da cadeia. A autoridade acrescenta, também, que tanto o alvo dos disparos, bem como, quem os realiza, são pessoas com extensa ficha criminal.
– O que nós temos aqui, em termos policiais, não são homicídios ou tentativas de homicídio, são execuções […] de grupos rivais por domínio de território – afirma o delegado.
A grande busca por se instaurar aqui por parte dos criminosos, porém, parte da máxima de alta demanda de consumo por drogas ilícitas no município. Na cidade, há uma grande base de compradores desses insumos: com aumento da demanda, aumenta a competitividade entre os vendedores e a busca por consolidação do território.