Nos primeiros meses de 2021, o número de estelionatos apresentaram aumento de incidência no município de Veranópolis. A somatória de golpes aplicados nos meses de janeiro e fevereiro de 2020 totalizaram nove e em 2021 o número já chega a 25, quase o triplo.
Os golpes são de diversas naturezas: do bilhete, dos nudes, perfil falso nas redes sociais, clonagem de Whatsapp, de precatórios, entre outros. Em Veranópolis, os mais comuns são os do bilhete.
Os danos, na maioria, são expressivos, sejam morais ou financeiros. Em um dos casos, por exemplo, uma vítima chegou a perder o montante de 120 mil reais para os criminosos. A recomendação da Polícia Civil do município é que em casos suspeitos sempre seja feita a certificação de que se trata de uma situação real e que os órgãos de segurança sejam acionados.
– A primeira coisa a ser feita é contato com os órgãos de segurança pública, seja Brigada Militar, seja Delegacia de Polícia, não aceitem dinheiro de graça e não aceitem ser achacados por pessoas que vocês não conhecem – afirma o delegado de Veranópolis, Tiago Baldin
Veja também | Casos de tentativas de homicídio registrados em Veranópolis estão interligados