A situação do Hospital São Peregrino Lazziozi, nesta terça-feira, dia 02 de março, é crítica. A superlotação acaba por sobrecarregar as estruturas e os profissionais. Neste momento, 16 pacientes estão internados por conta da covid-19, desses, cinco aguardam por leito de UTI, em estado grave e sob ventilação mecânica.
A estrutura do hospital, que era preparada para atender 13 pacientes relacionados a covid-19, está sobrecarregada e a direção teve que remanejar sua estrutura. Uma espécie de “UTI” precisou ser organizada na emergência para atender os pacientes que necessitam estar sob ventilação mecânica.
Aos que aguardam leito de UTI, ainda não há previsão de vaga e, enquanto isso, o hospital de baixa/média complexidade, mantém a vida dos pacientes como consegue.
Ao total, a casa de saúde possui sete vagas para ventilação mecânica: quatro respiradores e mais três carros anestésicos, que em caso de emergência, como agora, são usados para intubação.
A gravidade dessa situação é reforçada pelo prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, que em tom de alerta para a população, aponta a dificuldade para encaminhamento de pacientes do município.
– O quadro é grave, de alerta, não tem mais UTI, seja você rico, você pobre […] a ordem é fique em casa, só saia para suas necessidades básicas – reforça o chefe do Executivo.
Detalhamento dos pacientes internados
Dos 16 internados por covid-19, dois são de São Jorge, um de Nova Prata, um de Vila Flores e 12 de Veranópolis. Desses, cinco estão sob ventilação mecânica e dois com máscaras ventilatórias, que é um estágio prévio a necessidade de intubação.