Na manhã desta segunda-feira, dia 22 de fevereiro, por volta das 10h, uma reunião foi realizada entre as 27 associações de municípios do RS, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e governador Eduardo Leite, de forma on-line.
Como principal pauta, esteve a busca da maioria das regiões (18 das 27) pela manutenção do sistema de cogestão (que garante medidas menos restritivas que as delimitadas pelo governo estadual).
Segundo José Carlos Breda, presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), responsável pela Serra Gaúcha, o governador apresentou-se sensibilizado diante das demandas das regiões, principalmente sobre o sistema de cogestão, e comprometeu-se a levar a pauta ao gabinete de crise. Hoje à tarde, uma reunião deste último grupo será realizado e no final do dia as definições serão divulgadas.
Dessa forma, aponta-se uma possibilidade de manutenção da cogestão, situação que fará com que, mesmo com uma classificação mais agravada, as regiões possam manter medidas menos restritivas.
Na contramão, Leite solicitou que os prefeitos e prefeitas mantenham grande fiscalização, no fito de evitar aglomerações.