Macrorregião da Serra Gaúcha chega a ocupação de 95% de leitos de UTI
Em toda a "região covid" há 15 leitos disponíveis. Taxa de lotação vem aumentando consideravelmente, tendo o maior crescimento nos últimos três dias.
A porcentagem de ocupação de leitos de UTI é uma grande preocupação, visto que, com a pandemia, a demanda que já era alta pelas internações, aumentou significativamente. Na região da Serra Gaúcha e nos principais hospitais que são referência para o município de Veranópolis, foi constatado nos últimos dias um aumento exponencial no número de lotação. O mesmo comportamento foi observado em todo o RS.
O dado que mais gera preocupação nos últimos dias diz respeito a condição da macrorregião da Serra Gaúcha. Integrada por 49 município, sendo suportada por 27 hospitais, possui uma elevada demanda por leitos, sejam eles de UTI ou clínicos. Nesta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, a localidade chegou a 95% de ocupação de leitos não clínicos, número mais elevado até então.
O maior aumento, porém, se concentra nos últimos três dias: no dia 22 de fevereiro, segunda-feira, a porcentagem de internações chegou próxima aos 80% (79,9) e ultrapassou rapidamente os 90% em três dias (hoje, 25). Se comparados os dados desta quinta-feira, 25, com a última, dia 18, constata-se que o aumento foi de 17% na lotação.
Mais próximo de Veranópolis, na cidade de Caxias do Sul, principal referência para o município, a situação está ainda mais acentuada. Com um de seus hospitais, o Virvi Ramos, com ocupação ultrapassando os 100% e os demais beirando a mesma porcentagem, o medo é que não tenha leitos para pacientes veranenses, quando necessário.
– Se não houver a colaboração da comunidade (com medidas de controle da pandemia), certamente, vamos incorrer numa situação extremamente grave em que as pessoas que necessitarem de UTI, não vão ter mais leitos. Inclusive nós (Poder Público), estamos nos preparando para uma grande possibilidade de ter que absorver alguns paciente em nosso hospital (HCSPL), pacientes com indicação de UTI e que provavelmente vão ter que ser tratados aqui por não ter mais vaga nos outros locais – afirma o prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli.
Veja a situação em cada hospital de Caxias do Sul
- Hospital do Circulo: 77,3% ocupação total; 76.2% de ocupação em leitos privados; 100% ocupação em leitos SUS;
- Hospital Pompeia: 86.5% ocupação total; 88.9% de lotação em leitos SUS; 80% de ocupação em leitos privados;
- Hospital Saúde: 100% ocupação total; 0% de ocupação em leitos SUS (não possui leitos desse tipo); 100% de ocupação em leitos privados;
- Hospital Unimed Caxias do Sul: 91.1% ocupação total ; 91.1% ocupação em leitos privados; O% ocupação em leitos SUS (não possui leitos desse tipo);
- Hospital Virvi Ramos: 107.7% ocupação total; 88.2% de ocupação em leitos SUS; 144.4% de ocupação em leitos privados;
- Hospital Geral: 92.7% ocupação total; 92.7% de ocupação em leitos SUS; 0% de ocupação em leitos privados (não possui leitos desse tipo);