As faces da vacina: conheça alguns dos idosos que foram imunizados contra a covid-19 em Veranópolis

Hoje começou a vacinação contra a covid-19 para idosos com 85 anos ou mais. Cada um dos longevos que já se dirigiram ou irão se encaminhar às unidades de saúde carregam uma grande emoção consigo.

Após quase um mês do início da vacinação contra a covid-19 em Veranópolis, as doses começaram a chegar na população em geral. Idosos com 85 anos ou mais, que fazem parte do segundo grupo prioritário, iniciaram o processo de imunização na manhã desta sexta-feira, dia 12 de fevereiro, nos postos de saúde do município.

Mais do que uma massa de pessoas, esses senhores e senhoras possuem uma vida e história. A vacinação tem cara, nome e CPF. Cada um dos longevos que já se dirigiram ou irão se encaminhar às unidades de saúde carregam uma grande emoção, isso porque, desde o início da pandemia, o medo rondou seu dia a dia e as restrições foram imensas. Com a vacina, um ponto de esperança de volta à normalidade surge.

Domingos Casagrande, de 85 anos, Gemi Pavan, de 87 anos e Cesira Rosina Pagnoncelli Zuchinali, de 97 anos, são alguns dos exemplos de idosos que veem, esse processo, com alegria e expectativa. De forma unânime, eles afirmam que esperam que essa vacina ajude e que é uma grande felicidade estar ali. Todos eles tiveram restrições por conta da pandemia e por isso encaram como positivo esse processo de imunização.

Fique atento: como está funcionando a vacinação?

Durante esta sexta-feira, dia 12, das 07h30min às 16h30min, sem pausa ao meio-dia, haverá a imunização dos idosos com 85 anos ou mais que conseguem se locomover até os postos de saúde, em Veranópolis. Cada UBS da cidade estará realizando a vacinação, por isso, cada idoso deve se deslocar a unidade de sua referência.

Os senhores e senhoras devem levar consigo documentos importantes, que farão com que a vacinação seja efetivada. São eles os “4 C’s”: carteira de identidade, carteira de vacinação, cartão SUS (se tiver) e comprovante de residência.

Neste primeiro momento, idosos acamados não serão contemplados, visto que, as equipes de saúde não irão às residências, mas sim os longevos vão aos postos. Para os idosos acamados, seus familiares devem realizar o contato com a unidade de saúde para organizar o agendamento da vacinação a partir do dia 17 de fevereiro, conforme será recebida nova remessa de vacinas. Nesse período, sim, haverá a ida das enfermeiras às casas.

Com filas nas portas, os senhores e senhoras aguardam a sua vez de serem imunizados e são chamados por senhas, que são distribuídas.

Cerca de 350 idosos devem ser vacinados em toda a cidade hoje. Esse grupo está sendo imunizado com a quarta remessa de doses que chegou a cidade na última segunda-feira, dia 08 de fevereiro. Ao total, são 410 doses disponíveis a esse grupo.

A reportagem da Studio esteve no local conferindo o processo, assista

Sair da versão mobile