Por unanimidade, os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford contra a covid-19. Fato aconteceu na tarde deste domingo, dia 17 de janeiro, e apresenta-se como um fato importante para o combate da pandemia. O governo do RS, imediatamente, afirmou que a vacinação no estado deve iniciar até a quinta-feira, dia 21 de janeiro. Assim, o município de Veranópolis, uma das 497 cidades do estado, pode começar a imunizar a sua população ainda nesta semana.
A reportagem da Studio conversou com a Secretaria de Saúde da Terra da Longevidade, que afirmou, porém, ainda não ter sido informada oficialmente de quando as doses devem chegar ao município, nem quantas doses serão. A expectativa é que essa informação chegue nas próximas horas ou dias.
Apesar disso, a cidade já começou a se preparar há semanas: 12 mil seringas e agulhas foram adquiridas e um plano de aplicação começou a ser organizado. Veranópolis, porém, precisa de um parecer do governo estadual, o qual repassará efetivamente as doses. Insumos também são esperados pelos veranenses advindos do Palácio do Piratini.
Assim, independente da oficialização não ter sido feita, o município atesta estar agindo com cautela e organização.
– independentemente de quando chegar, vamos nos organizar com cautela, dentro da nossa capacidade instalada, de forma segura, organizada e sem correria, no intuito de vacinar todas as pessoas preconizadas pelo Ministério da Saúde – afirmou a secretária de Saúde, Vanessa Calioni.