Vacinação contra a covid-19 em Veranópolis: o que já está definido

A imunização contra a covid-19 começou no Brasil no domingo, dia 17 de janeiro, no estado de São Paulo. No Rio Grande do Sul, a vacina está chegando nesta segunda-feira, dia 18 de janeiro, e deve começar a ser aplicada por volta das 18h. As 341,8 mil doses que chegam na primeira remessa serão dividas com os municípios. Quem fará as distribuições em cada cidade serão as coordenadorias regionais de saúde, que ao total, contabilizam 18 no estado. Assim, após chegar a Porto Alegre, os imunizantes precisarão ser levados as coordenadorias, depois aos municípios e, por fim, aos grupos prioritários.

Em Veranópolis, ainda não há a previsão de chegada das doses, nem o número de imunizantes. A 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, referente aos 49 municípios da Serra Gaúcha, afirma que cerca de 27.500 doses devem chegar para a macrorregião e que isso deve acontecer entre hoje, dia 18 e amanhã, dia 19. Após a chegada as vacinas serão encaminhadas aos municípios. O cronograma com os números exatos deve ser divulgado na tarde desta segunda-feira. A expectativa é que a imunização comece a ser realizada nesta semana.

Apesar de não haver definição, os grupos a serem vacinados já estão confirmados: serão trabalhadores da saúde que estão em contato com casos de covid-19 (Unidade Sentinela e Hospital São Peregrino Lazziozi) e idosos institucionalizados (todas pessoas com mais de 60 anos que estiverem na Clínica Longevo e no Lar São Francisco).

Para aplicação, as salas de vacinação do município serão utilizadas. Em relação a profissionais, um treinamento estará sendo feito com todos os trabalhadores da Secretaria da Saúde na próxima quarta-feira, dia 20, à tarde. Na oportunidade será explicado detalhadamente o Plano Municipal de Imunização contra a COVID-19.

Leia também:  Crianças são vacinadas contra a Influenza, nesta semana, em Veranópolis

Novas atualizações podem ser feitas a qualquer momento em nosso site, acompanhe.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo