Segundo a Metsul Meteorologia, um forte terremoto no Oeste da Argentina foi sentido em muitas áreas do Centro argentino, no Chile e até no Rio Grande do Sul. A informação do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) apontou magnitude de 6,6 do sismo e com profundidade de apenas 11 quilômetros, logo raso e com maior potencial de danos.
O epicentro foi situado perto da cidade de Pocito, na província de San Juan, ao Norte da cidade de Mendoza e ao Sul da cidade de San Juan. As primeiras imagens mostram danos na área próxima do epicentro.
O sismo que ocorreu às 23h46 da segunda-feira (hora de Brasília) foi sentido com força no Centro da Argentina. No Chile, abalo foi sentido em Santiago. Na Argentina, em La Plata, Buenos Aires, Córdoba, San Juan, Rosario e Mendoza. No Rio Grande do Sul, em Santa Maria.
Terremoto de 6.8 na argentina província de San Juan, perto da fronteira com o Chile. O sismo foi sentido com força nas cidades de Mendoza e Córdoba. Em Buenos Aires os lustres em apartamentos oscilaram com a sacudida telúrica. Em casa foi assim no final: pic.twitter.com/TZ1QRhNR0W
— Ariel Palacios (@arielpalacios) January 19, 2021
O correspondente da Globonews em Buenos Aires Ariel Palácios recorda que a cidade de San Juan, próxima ao epicentro desta noite, foi destruída por um terremoto em 1944. Nos anos seguintes, explicou, foi reconstruída com tecnologia anti-sísmica. Em 1977, a cidade sanjuanina de Caucete foi arrasada por um terremoto de 7,4 de magnitude.