Projeto arquitetônico propõe a transformação do Bairro Santo Antônio em Veranópolis

Nesta quinta-feira, 10 de dezembro, o arquiteto e urbanista, Eduardo Ciello, apresentou seu projeto arquitetônico à Secretária de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, Fabiane Parise, e à Pesquisadora, Doutora e Consultora da ONU, Daniella Gasperin, que está auxiliando no Programa “Veranópolis, Cidade Resiliente”.

“Parque linear em área de interesse social” foi desenvolvido em conjunto com a arquiteta e urbanista Joanna Peruffo e premiado pelo Concurso Público de Ideias “Casa Saudável – Cidade Saudável”. Promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), com apoio institucional do ONU-Habitat, o desafio era propor soluções arquitetônicas com diferentes temáticas, apresentando inovações para os tempos de convívio durante e pós pandemia.

Foram três projetos desenvolvidos no bairro Santo Antônio, em Veranópolis, sendo dois deles premiados, entre as 400 propostas recebidas de todo o país. O projeto foi criado sem o intuito principal de ser executado, mas com o objetivo de demonstrar as fraquezas dos espaços e o poder de transformá-los em potencialidade para o município.

O Parque Linear visa a integração da comunidade com à cidade, criando espaços de convivência pós COVID-19, conectando a mobilidade urbana com uma ciclovia e pista de caminhada. O projeto foi pensado sobre a principal rede de coleta de esgoto da cidade que foi toda reestruturada recentemente, assim, prevenindo a ocupação irregular desta área e evitando catástrofes como alagamentos.

Para os arquitetos, o diferencial de seus projetos ganhadores foi devido a serem planejados em um espaço público com uma problemática verdadeira, no qual foram demonstradas as potencialidades daquele espaço, podendo ser transformado em uma área de cultura, arte e lazer para as famílias, principalmente para as crianças. Buscou-se sustentabilidade, inovação e, acima de tudo, espaços para compartilhar a vida com segurança.

Leia também:  Bombeiros socorreram três pessoas vítimas de mal súbito em Veranópolis

Outro ponto frizado foi a reflexão de como as pessoas necessitam de locais para convivência e lazer, de uma forma segura e saudável. A preocupação foi desenvolver espaços para melhorar a higienização, iluminação (solar e artificial), ventilação, saneamento, segurança, caminhabilidade e integração com a cidade, levando em consideração projetos já desenvolvidos no município pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, como “Veranópolis Cidade Resiliente” o qual enfatiza os dez objetivos de desenvolvimento sustentável instituídos pela ONU, a fim de reduzir os riscos de desastres que fazem parte do desenho urbano e das estratégias para alcançar o desenvolvimento sustentável.

O objetivo da apresentação é buscar parcerias para sua execução, que visa o desenvolvimento desta que é uma das áreas de maior vulnerabilidade do município.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo