“Papai Noel existe e anda de fusca”: documentário sobre Jordão Ferronato já está no ar

Neste período de pandemia, produções artísticas seguem sendo realizadas. Um exemplo é o documentário “Jordão Ferronato, Papai Noel existe e anda de fusca”. A produção contemplada pela Lei Aldir Blanc no município de Veranópolis conta a história do senhor que há mais de 20 anos alegra as crianças com seu fusca verde, balas e uma roupa de Papai Noel.

Jordão Ferronato é conhecido por todos que moram em Veranópolis. O homem de 81 anos, por meio do seu trabalho voluntário, deixa a Terra da Longevidade ainda mais feliz há muitos anos. Famoso eletricista, programador e divulgador do extinto cinema local é também pirotécnico, inventor de máquinas, cozinheiro, produtor de vinhos, vinagre, compotas, licores, ou seja, um homem de experiência e generosidade, como afirmam os organizadores do documentário.

“Um homem que aprendeu a fazer fazendo e tudo que aprendeu, não deixou de partilhar. E, nessa partilha, ser o Papai Noel de Veranópolis é um dos papéis mais queridos que ele desempenhou na vida” – afirma Marina Mendo, produtora do documentário.

Respeitando os protocolos de segurança sanitária em acordo com a sua idade que constitui grupo de risco, algumas entrevistas foram realizadas, na casa do senhor e em sua oficina de trabalho. O produto final chegou ao público no dia 22 de dezembro. No documentário é retratada a generosidade e garra do senhor, que leva consigo a seguinte frase, “eu tudo que aprendi foi na base do suor, vai lá tenta, vê se dá certo! Não dá, tenta de novo”.

O trabalho é uma coprodução de SYNC. Produções de Arte e Cia Teatral Tem Gente no Palco.

Assista a produção

Sair da versão mobile