Caxias do Sul é a principal referência em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), para Veranópolis. Quando algum veranense, por conta de Covid-19 ou então de outra situação, precisa receber cuidados de alta complexidade, é encaminhado para um dos seis hospitais da cidade.
Esse encaminhamento, ademais, nunca é simples, visto que, sempre há uma grande procura por esses leitos e a oferta é escassa. A transferência que já era difícil, porém, agora possui um agravante: a Covid-19, que acabou por sobrecarregar o sistema de saúde, mesmo que ele tenha sido reforçado nos primeiros meses da pandemia. Nas últimas semanas, o município veranense encaminhou uma pessoa à UTI em Caxias por conta da COVID-19, a qual faleceu no último dia 13.
Neste momento, ademais, os números de vagas na UTI da cidade estão caminhando para a escassez. Ao analisar os dados, percebe-se que a situação da macrorregião da Serra possui ocupação, tanto leitos privados como SUS, de 88,7%. A situação torna-se ainda mais grave quando observa-se os dados de Caxias do Sul. A cidade está com um total de 94% de ocupação, isto porque, dos 168 leitos disponíveis, 158 estão ocupados. A lotação torna-se ainda mais expressiva quando observa-se leitos SUS (95,1% de ocupação) e privados (93,1% de ocupação).
Em entrevista ao Jornal O Pioneiro, o secretário de Saúde de Caxias do Sul, Jorge Olavo Hahn Castro, aponta que os hospitais e o poder público estão procurando abrir mais UTIs. A projeção é que sejam abertos quatro novos leitos nesta semana no Hospital Geral (HG), outros quatro no Hospital Virvi Ramos em UTI mista (leitos privados e SUS), situação ainda sem data para acontecer e, no Hospital da Unimed, há uma iniciativa da instituição de saúde para abertura de novos leitos de forma gradativa, mas ainda sem data confirmada.
Mesmo assim, para o sistema caxiense não entrar em colapso a colaboração da comunidade é essencial, principalmente, com as medidas de prevenção necessárias. A taxa de internação aumentou muito, situação que fez com que UTIs inauguradas há cerca de um mês, por exemplo, já estejam esgotadas.
Confira a porcentagem de ocupação por hospitais:
Hospital do Circulo: 100% leitos SUS; 81% leitos privados;
Hospital Pompeia: 96,3% leitos SUS; 110% leitos privados;
Hospital Saúde: 0% leitos SUS; 70% leitos privados;
Hospital Unimed Caxias do Sul: 0% leitos SUS; 100% leitos privados;
Hospital Virvi Ramos: 94.1% leitos SUS; 100% leitos privados;
Hospital Geral: 94.4% leitos SUS; 0% leitos privados;