Novo decreto do governo do RS amplia funcionamento de comércio e permanência nas praias
Segundo o Jornal Correio do Povo, o novo decreto do governo do Rio Grande do Sul, divulgado na madrugada desta terça-feira, modifica as regras da bandeira vermelha do distanciamento controlado. Atendendo solicitações de comerciantes, empresários e prefeitos, os horários de funcionamento do comércio de rua, bares e restaurantes foram ampliados. A proibição da permanência do público nas faixas de areia das praias também foi flexibilizada.
O comércio terá três horas a mais de atuação, com ingresso do público até 22h e encerramento obrigatório às 23h. Anteriormente, o comércio deveria fechar às 20h. Já restaurantes, bares e lanchonetes ganharam uma hora a mais, com ingresso dos clientes até as 22h e encerramento às 23h. Os sistemas de telentrega e pegue e leve, que antes deveriam encerrar às 23h, agora não têm mais restrição de horário.
O decreto do governo ainda proíbe a permanência das pessoas em parques, praças e faixas de areia, mas dá aval para que as prefeituras permitam a permanência do público, desde que haja fiscalização e que as aglomerações sejam coibidas. O mesmo vale para as praias. O novo decreto vale a partir de hoje.