Na noite da quarta-feira, dia 09 de dezembro, uma live foi realizada pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) para falar sobre os indicadores da pandemia e discutir tratamentos e medidas que sejam efetivas para o controle da doença. Estiveram presentes na roda de conversa o Presidente da Amesne e Prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, o médico e Prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli e o médico Rui Steglich.
Na oportunidade, a situação epidemiológica veranense, foi tema.
Waldemar de Carli apontou, na oportunidade, que o população não deve entrar em pânico diante do seu diagnóstico positivo para Covid-19. Uma grande demanda está chegando à Unidade Sentinela e muitas pessoas estão procurando o hospital de Veranópolis com medo das complicações da doença. Na última segunda-feira, dia 07, por exemplo, 90 pessoas passaram na UBS e na casa de saúde buscando atendimento por conta dos sintomas.
Sobre isso, o médico e prefeito orienta: deve ser sim procurada a Unidade Sentinela, mas após o 5º dia dos sintomas e pelas pessoas que estiverem com sinais premonitórios da doença que são febre, tosse, falta de ar e oxigenação abaixo de 95%. Essas características devem ser observadas, porque segundo estudos feitos na região da Serra, pessoas com essas características, são as mais propensas a ter seu quadro agravado.
– não precisa se apavorar, mas observe esses sinais – reforça Waldemar.