Hoje serão realizadas as eleições municipais: entenda a relação deste evento com a Proclamação da República

O Brasil é uma república presidencialista que possui como regime político a democracia. Mas nem sempre foi assim. O país já teve períodos em que não foi nem presidencialista, nem uma república e muito menos uma democracia, demonstrando as “mutações” políticas que a localidade sofreu ao longo do tempo.

Uma data que expressa um desses processos de transformação é o 15 de novembro, dia que é comemorado pelos brasileiros a Proclamação da República e que é um símbolo da transição da monarquia para a república. Neste ano, por conta da pandemia de Covid-19, esta data foi escolhida para que as eleições municipais fossem realizadas, situação bastante simbólica, pois, a república, em síntese, é uma forma de governo que possui como premissa o voto.

História do dia 15 de novembro

No dia 15 de novembro de 1889 houve a Proclamação da República brasileira. O ato foi um golpe de Estado político-militar que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil. Tal situação encerrou a forma que o Brasil vinha organizando seu governo: a monarquia constitucional parlamentarista. Com a Proclamação da República houve a queda do então chefe de estado, imperador D. Pedro II, que em seguida recebeu ordens de partir para o exílio na Europa.

A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país, instituindo um governo provisório republicano, que se tornaria a Primeira República Brasileira.

Por que essa data relaciona-se com as eleições municipais 2020?

A República deve ser entendida como a possibilidade de participação popular dos cidadãos. É em função de sua existência que todo cidadão pode votar naqueles que terão o encargo de decidir o futuro da nação. Desde os vereadores que compõem as Câmaras Municipais até o Presidente da República, cabe ao povo, a escolha desses líderes.

Leia também:  Eleitor poderá justificar falta pelo celular

Por isso, neste ano, o exercício do voto e da cidadania será ainda mais simbólico, pois remonta a data em que essa possibilidade de escolha foi proclamada.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo