Granizo histórico é registrado em Curitiba

Temporais de granizo foram registrados nesta terça-feira (3) em pontos do Leste do Sul do Brasil. A instabilidade ocorreu acompanhando áreas de instabilidade que atuaram no Leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Em Curitiba, a precipitação de granizo foi volumosa em diversos pontos e o gelo chegou a acumular.

A Metsul havia advertido para a formação de nuvens de desenvolvimento vertical, capazes de gerar granizo, mas tempestades de granizo com a magnitude que atingiu Curitiba e região não podem ser previstas. Mundialmente há avisos de risco de granizo e da possibilidade das pedras de gelo terem maior dimensão, mas nenhum serviço meteorológico do mundo prevê granizo com acumulação para uma cidade qualquer porque fenômeno localizado.

Veja nas imagens como a intensa precipitação de granizo foi localizada e associada a uma nuvem de grande desenvolvimento vertical que passou pela região de Curitiba. O granizo acompanhou a precipitação intensa na base da nuvem (downdraft) com a acumulação consequente. A maior altitude de Curitiba contribuiu para que o granizo tomasse maior proporção.

Com informações da Metsul, foto Plantão 190.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo