Desde a interrupação das operações da Azul em Caxias do Sul, a população caxiense vinha solicitando essa retomada. A confirmação desta retomada veio nesta segunda-feira (23) por parte da diretoria da Azul Linhas Aéreas Regionais, e foi divulgada pelo presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Aviação Regional no RS, deputado Frederico Antunes (PP).
A volta vai acontecer somente no mês de fevereiro de 2021, mas já a partir da próxima quarta-feira (25) será possível realizar a compra de passagens entre o trecho Caxias do Sul e Campinas. Essa retomada era aguardada não só pelos passageiros, mas também pelo diretor do Aeroporto Hugo Cantergiani, Maurício Loretto D’Ávila. Porém, a expectativa era que isso acontecesse ainda em meados de novembro deste ano, em razão das festas de fim de ano.
Na opinião de Loretto, a Azul possivelmente verificou a intensa procura por este voo e por isso optou pelo retorno. Ele ainda acredita que, assim como aconteceu com os voos da Gol, essa operação pode ser intermitente, ou seja, oferecendo passagens em dias intercalados. No entanto, mesmo assim, representa um ganho para Caxias do Sul.
A Azul ainda anunciou a retomada de mais dois voos no Rio Grande do Sul, um em Uruguaiana e outro em Santo Ângelo. Em princípio, a companhai diz que o trecho de Caxias do Sul para Campinas contará com sete frequências semanais, de segunda a domingo.
Em função da queda na pandemia, a Azul chegou a suspender operações em 100 bases no Brasil, a de Caxias do Sul foi mantida sob a promessa de retomar os voos já no primeiro semestre de 2021.